Sobre Nós
SNCC-PSP

História, simbologia e principais reivindicações

Breve resenha Histórica

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da Polícia de Segurança Pública (SNCC/PSP) provém da denominada Associação Nacional de Subchefes (ANS/PSP), criada em 21 Fevereiro 1996, com escritura lavrada no 2.º Cartório Notarial do Porto.

 

Surgiu, então, a ANS/PSP com a finalidade de dignificar a Classe de Subchefes, de cujo lema é signatária.

 

Não possuía a ANS/PSP qualquer vínculo a partidos políticos ou a outras entidades que não aquela que representa.

 

Desenvolvia, desta forma, a sua acção entre ela e os Subchefes, procurando nestes o apoio necessário ao desenvolvimento pleno da sua actividade, sendo os Subchefes o património e o garante do seu bom funcionamento.

 

A ANS/PSP foi pioneira na transformação do associativismo vertical em associativismo de classe, demonstrando que este era mais fiel e objectivo no encontro e exposição de ideias para a concretização dos anseios e carências de uma classe que, conhecendo melhor, entendia poder com celeridade apresentá-los com fiabilidade em sede competente.

 

Visava, essencialmente, a ANS/PSP detectar, corrigir e alertar sobre questões que no âmbito da PSP, em geral, e dos Subchefes, em particular, acarretassem situações do foro profissional ou outras que prejudicassem a sua carreira ou a sua condição social.

 

Na vertente profissional, procurou a ANS/PSP um estatuto próprio para o Subchefe, em que se definissem as suas verdadeiras funções na hierarquia policial.

 

No campo cultural, organizou encontros nacionais e outros eventos que levaram os Subchefes a conviver mais, solidificando os laços que os unem e fortalecendo a camaradagem entre eles com a troca de opiniões para um melhor desempenho das funções laborais.


A ANS/PSP, sendo a voz do Subchefe, procurou que este projecto fosse uma mais-valia para uma classe que se pretende forte, coesa e dignificante.

 

Por força da Lei n.º 14/2002, de 19 de Fevereiro, que alterou a Lei n.º 6/90, possibilitando a criação dos Sindicatos de Polícia, a Associação Nacional de Subchefes da PSP, em Assembleia Geral realizada em 11de Junho de 2002, veio a designar-se de Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da Polícia de Segurança Pública - SNCC/PSP -, com publicação dos seus Estatutos no Boletim de Trabalho e Emprego, 1.ª série n.º 40, de 29 de Outubro de 2003.

 

Assim, não se desviando dos princípios e objectivos, o SNCC/PSP segue as linhas pragmáticas para o qual foi criado, continuando na senda de concretizar os anseios de uma classe que se pretende mais valorizada, na vertente hierárquica, com a criação de um Estatuto de Classe, onde fiquem bem definidas as funções da actual Carreira de Chefes da PSP e, com clareza, se possa saber onde principia e termina o seu grau de competência e/ou funções dentro da cadeia hierárquica que compõe a Polícia de Segurança Pública.

 

Os objectivos do SNCC/PSP visam, essencialmente, a defesa de uma classe que se pretende ver dignificada, sendo a voz da Carreira de Chefes da PSP.

 

É um projecto que se pretende forte para que uma classe saia do marasmo em que foi colocada por esquecimento ou por conveniência.

 

O SNCC/PSP pertence aos associados e a sua força depende da união de todos os Chefes em torno do projecto que visa apenas a defesa intransigente de uma classe. Para lhe dares continuidade e vitalidade é apenas necessário:

SER CHEFE

Ser Sócio
SNCC-PSP
Símbolo
SNCC-PSP

O símbolo do sindicato tem a forma de "U", fechado na parte superior, com o fundo de cor azul claro e orla de cor prateada. Na parte superior do fundo azul tem o Escudo Nacional sobre uma estrela prateada de seis pontas. Na parte inferior do fundo azul tem um boné do uniforme de cerimónia da PSP da carreira de Chefes de Polícia, para elementos masculinos. Na parte superior da orla tem a inscrição SINDICATO NACIONAL e na parte inferior da orla CARREIRA DE CHEFES DA PSP. Por baixo do símbolo em forma de "U" fechado, tem uma faixa de cor prateada com a inscrição da divisa do sindicato: PELA DIGNIFICAÇÃO DA CLASSE.

Principais reinvidicações
Promoções

De acordo com um estudo elaborado elaborado pelo SNCC-PSP são necessárias 505 promoções de Chefes a Chefes Principais. 

Funções

Alteração dos anexos estatutários relativos ao conteúdo funcional da carreira de Chefes. 

Quadro Orgânico

Divulgação/execução do quadro orgânico da PSP. 

1
Anos
1+
Sócios
Scroll Up